01 fevereiro, 2008

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EB 2,3 DE BEIRIZ

A EB 2,3 de Beiriz planificou e desenvolveu, ao longo do ano lectivo 2006/2007, muitas actividades, nomeadamente:



- Criação e dinamização de um painel de informação sobre o ambiente no espaço dos alunos e dinamizado pelos mesmos.


- Selecção, organização e preparação de um espaço para se realizar a compostagem dentro do espaço escolar (projecto desenvolvido em parceria com a empresa Lipor e a Câmara Municipal).


- Selecção, organização e preparação de um espaço para se para se instalar uma horta biológica dentro do espaço escolar (projecto desenvolvido em parceria com a empresa Lipor e a Câmara Municipal).

- Realização de contactos e, posterior colocação de mais eco-pontos dentro da Escola (projecto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal).


- Realização de acções de sensibilização para a necessidade da preservação do meio ambiente e reciclagem dirigidas a alunos e a professores (projecto desenvolvido em parceria com a empresa Lipor e a Câmara Municipal).


- Realização de uma actividade prática da reciclagem de papel para os alunos (projecto desenvolvido em parceria com a empresa Lipor e a Câmara Municipal).


- Criação do clube dos 3 Rs.


- Criação do clube das Artes.


- Elaboração de slogans respeitantes ao ambiente e sua preservação.


- Elaboração de vários trabalhos suporte digital e papel acerca de animais domésticos, selvagens e, em vias de extinção.


- Visita de estudo ao litoral com vista à sensibilização da preservação da fauna e flora dunares (projecto desenvolvido em parceria com a associação FAPAS e a Câmara Municipal).


- Criação de uma equipa de alunos responsável pela recolha de pilhas;.


- Criação de uma equipa de alunos responsável pela recolha de tampinhas de plástico.


- Realização de uma visita de estudo à «Quinta da Formiga» - instalações da Lipor (projecto desenvolvido em parceria com a empresa Lipor e a Câmara Municipal).


- Realização do Eco-Natal.

- Elaboração de Eco-postais.


- Criação de uma equipa de alunos responsável pela verificação dos gastos da electricidade e de água.




que visavam objectivos, tais como:

· Consciencialização da Comunidade Educativa para os problemas ambientais, uns já existentes, outros que poderão surgir no futuro.

· Aquisição de hábitos de recolha selectiva do lixo por parte da Comunidade Educativa.

· Sensibilização da Comunidade Educativa para a necessidade da separação, adequada, do lixo produzido.

· Sensibilização da Comunidade Educativa para a necessidade da Redução, reutilização e reciclagem do papel.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para da utilização de ambas as páginas do papel.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para a recolha de pilhas e material informático.

· Promoção da transformação dos resíduos vegetais e, sua posterior utilização.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para as boas práticas agrícolas.

· Consciencialização da comunidade educativa acerca acções do Homem sobre os outros animais.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para a necessidade de reduzir o consumo de electricidade e água.

· Promoção e incentivo para o conhecimento de fontes de energia não poluentes – energias alternativas.

· Promoção e incentivo para o conhecimento da história dos transportes.

· Promoção e incentivo para o conhecimento da energia utilizada pelos transportes até à actualidade, bem como as novas soluções (alternativas) apresentadas pelos cientistas.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para a necessidade de poupar energia e, meios de o fazer.

· Sensibilização e incentivo da Comunidade Educativa para a necessidade de recorrer a energias não poluentes.

Sem comentários: