12 março, 2008

TEATRO DE FANTOCHES EM CONSTRUÇÃO

A aula de Área de Projecto serviu os nossos intentos para o arranque e preparação dos nossos próprios fantoches, feitos exclusivamente por nós... sempre com a orientação dos professores.

Começámos por preparar a fase inicial de um teatro de fantoches: jornais diários e semanários amarrotados (em forma de “rosto” e “cabeça”), sacos plásticos, cartolina e fita cola. Não suámos rios de água nem tão pouco conseguimos remar como os antigos lanchões poveiros mas queremos apresentar um trabalho de que nos orgulhemos, daí a nossa dedicação e entusiasmo iniciais.
Estes fantoches que agora vos apresentamos em imagens é o resultado daquilo a que nós podemos designar por um “Teatro de Fantoches em Construção”. Desta feita, iremos continuar a trabalhar, pois ainda não terminámos as diferentes fases deste processo em curso. E por isso fomos trabalhando aula a aula, semana a semana, metendo mãos à obra, sujando as mãos na água pastosa da farinha cozida, emprestando a goma às tiras do jornal, mexendo, remexendo, colando, melhorando hora a hora as feições dos nossos moldes.
Depois, vieram as feições dos olhos e decidimos utilizar conchas, tampinhas de garrafas de água, beijinhos de amor, bolas de papel, etc, tal como para a elaboração do “aparelho auditivo” foram usados mexilhões, caricas e pequenos búzios ou ainda no que diz respeito à caracterização da “boca”, foram utilizados também lapas e amêijoas, entre tantas e tantas outras coisas disponíveis, que estiveram ali ao nosso dispor. A criatividade, portanto, esteve sempre presente e a funcionar com todos e para todos.
Até que iniciámos o processo de pintura, pincelada após pincelada, misturando as cores, usando e abusando das tintas, sempre com a ideia de que temos que aprender a pintar, praticando e aperfeiçoando os pincéis.
QUE DIVERTIDO!
Agora é tempo de começarmos a vestir os fantoches e pensar nas falas e na histórias dos nossos personagens. Até já.


7ºG-Sob a orientação dos Professores Noé Brandão e Fernando Nunes




Fantoche realizado por Alberto e António do 7ºG.


-Olá, estão bons? Acabei de ser feito. Andam à procura do meu nome e da minha identidade. E se vocês soubessem o que a turma do 7ºG usou para chegar a estas feições tão lindas que eu tenho...nem iam acreditar. Só me falta falar...

ESPECTACULAR!



Fantoche elaborado por Daniel do 7ºG


Oi! Correu bem o segundo período? Ainda não me conhecem, pois não? Espero vivamente que me saibam dar um nome apropriado à beleza dos meus cabelos, mas não se deixem deslumbrar com a minha beleza exterior, por favor.

6 comentários:

Anónimo disse...

os fantoches estavam muito giros e engraçados.....
E pelas fotos o trabalho pareceu muito divertido...........
Ass: jessica 7ºB

ccosta disse...

Parabéns pela medalha conquistada Jéssica! Beijinhos

Anónimo disse...

Estes trabalhos estao muito originais e criativos.
E uma boa actividade para os alunos........





Helena e Mariana 7ªB

FranciscoBarreto disse...

Parabéns pelo V/ blogue! Sinceramente gostei e, como tal, hei-de por cá passar mais vezes.
Continuem o bom trabalho!

marcia disse...

OS TRABALHOS ESTÃO MESMO ORIGINAIS PARABÉNS
MARCIA 7ºC

Anónimo disse...

os tarbalhos tem muito e engraçados e originais!!!








Ass:Miriam 7ºB