13 março, 2008

PROJECTO TAMPINHAS



As turmas da Escola EB 2,3 de Beiriz entregaram com muito entusiasmo as tampinhas recolhidas na nossa escola até à presente data com o apoio da Professora Cláudia Marques.


Vamos todos contribuir para ajudar!

12 março, 2008

TEATRO DE FANTOCHES EM CONSTRUÇÃO

A aula de Área de Projecto serviu os nossos intentos para o arranque e preparação dos nossos próprios fantoches, feitos exclusivamente por nós... sempre com a orientação dos professores.

Começámos por preparar a fase inicial de um teatro de fantoches: jornais diários e semanários amarrotados (em forma de “rosto” e “cabeça”), sacos plásticos, cartolina e fita cola. Não suámos rios de água nem tão pouco conseguimos remar como os antigos lanchões poveiros mas queremos apresentar um trabalho de que nos orgulhemos, daí a nossa dedicação e entusiasmo iniciais.
Estes fantoches que agora vos apresentamos em imagens é o resultado daquilo a que nós podemos designar por um “Teatro de Fantoches em Construção”. Desta feita, iremos continuar a trabalhar, pois ainda não terminámos as diferentes fases deste processo em curso. E por isso fomos trabalhando aula a aula, semana a semana, metendo mãos à obra, sujando as mãos na água pastosa da farinha cozida, emprestando a goma às tiras do jornal, mexendo, remexendo, colando, melhorando hora a hora as feições dos nossos moldes.
Depois, vieram as feições dos olhos e decidimos utilizar conchas, tampinhas de garrafas de água, beijinhos de amor, bolas de papel, etc, tal como para a elaboração do “aparelho auditivo” foram usados mexilhões, caricas e pequenos búzios ou ainda no que diz respeito à caracterização da “boca”, foram utilizados também lapas e amêijoas, entre tantas e tantas outras coisas disponíveis, que estiveram ali ao nosso dispor. A criatividade, portanto, esteve sempre presente e a funcionar com todos e para todos.
Até que iniciámos o processo de pintura, pincelada após pincelada, misturando as cores, usando e abusando das tintas, sempre com a ideia de que temos que aprender a pintar, praticando e aperfeiçoando os pincéis.
QUE DIVERTIDO!
Agora é tempo de começarmos a vestir os fantoches e pensar nas falas e na histórias dos nossos personagens. Até já.


7ºG-Sob a orientação dos Professores Noé Brandão e Fernando Nunes




Fantoche realizado por Alberto e António do 7ºG.


-Olá, estão bons? Acabei de ser feito. Andam à procura do meu nome e da minha identidade. E se vocês soubessem o que a turma do 7ºG usou para chegar a estas feições tão lindas que eu tenho...nem iam acreditar. Só me falta falar...

ESPECTACULAR!



Fantoche elaborado por Daniel do 7ºG


Oi! Correu bem o segundo período? Ainda não me conhecem, pois não? Espero vivamente que me saibam dar um nome apropriado à beleza dos meus cabelos, mas não se deixem deslumbrar com a minha beleza exterior, por favor.

10 março, 2008

"ESPAÇOS EM VOLTA:ATITUDE NATURAL!"





A actividade "Espaços em Volta: Atitude Natural" está a decorrer nas aulas de "Formação Cívica", nas primeiras terças-feiras de cada mês, e tem obtido junto dos alunos do 5ºF um efeito bastante positivo e estimulante. Estes reflectem sobre os problemas ambientais existentes e, ainda sobre possíveis soluções e formas de intervenção, quer a nível local, quer a nível global.
SERÁ NORMAL?

“É normal que exista quem goste de sujar os espaços à volta da nossa escola?
É normal atirar papéis para o chão?
É normal deitar latas de refrigerantes no chão?
É normal apagar pontas de cigarro na calçada?
É normal pontapear garrafas de plástico e de vidro junto aos jardins e estes passarem a habitar aquele espaço?
É normal distribuir todo o tipo de lixo pelos passeios em volta das áreas circundantes da escola?
É normal que, no final de tudo isto, alguém tenha que limpar?
...mas será que tudo o que até aqui é considerado normal podemos aceitar como natural ???”



Devemos respeitar a Natureza.
"cada um, individual e colectivamente, pode agir no quotidiano por pouco que seja".






A actividade é essencialmente de carácter prático, sem descurar o aspecto lúdico, incutindo desta forma a transmissão de conhecimentos e valores, ao mesmo tempo que se pretende proporcionar aos alunos o máximo de vivências escolares e valorização da sua formação pessoal.





Este projecto escolar “Espaços em Volta” é mais uma iniciativa que se insere no desenvolvimento integral da formação da personalidade dos alunos e fortalecimento do espírito do grupo em que este se insere.






Os objectivos gerais da actividade são:
- sensibilizar os alunos para as questões ambientais;
- questionar hábitos e comportamentos sociais há muito enraizados e adquiridos;
- corrigir hábitos e posturas ambientais e, experienciá-las na sociedade na qual nos integramos.





“Os vidros partidos podem ser bonitos...mas apenas nos sacos do lixo e nas fotografias.”
A TURMA DO 5ºF


Esta actividade tem sido desenvolvida pela turma do 5ºF com a ajuda dos Professores Isabel Ferreira e Fernando Nunes.
Estão todos de parabéns!

07 março, 2008

EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA!





NO DIA 3 DE MARÇO A TURMA DO 7ºC TEVE O PRAZER DE RECEBER DOIS AGENTES DA "ESCOLA SEGURA" A CONVITE DA NOSSA DIRECTORA DE TURMA.

OS SRS. AGENTES FORAM MUITO SIMPATICOS. ELES EXPLICARAM-NOS AS SUAS FUNÇÕES, ACONSELHARAM-NOS RELATIVAMENTE ÀS POSTURAS ADEQUADAS RELATIVAMENTE À EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA E, ESCLARECERAM MUITAS DAS NOSSAS DÚVIDAS.

GOSTAMOS MUITO DA EXPERIÊNCIA PORQUE FOI INTERESSANTE, APRENDEMOS MUITAS COISAS NOVAS E DIVERTIMO-NOS IMENSO.

(Turma 7ºC)

06 março, 2008

PROJECTO TAMPINHAS



A nossa escola participa na “Operação Tampinhas”. Este é um projecto da responsabilidade da Lipor, ao qual a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim se associou, funcionando como receptor das tampas recolhidas pelas várias instituições poveiras participantes.

É a Câmara que reencaminha as tampinhas para a Lipor, onde são recicladas, dando origem a novos objectos, o que se traduz na poupança de recursos naturais. O resultado das vendas do novo material é, então, utilizado para doar equipamentos médicos, ortopédicos ou similares aos participantes.





As Tampinhas devem ser obrigatoriamente de plástico, preferencialmente de líquidos alimentares (águas, sumos, etc) e acondicionadas em sacos plásticos transparentes ou garrafões de água, limpos, ou noutra embalagem aceite pela LIPOR.
As tampinhas serão depois recicladas e utilizadas para a produção de novos objectos, como tubos, vasos para plantas e cabides.

Assim, a EB 2,3 de BEIRIZ defende duas causas: o ambiente e a solidariedade.